A Embratur, em parceria com o Sebrae, irá levar cinco jornalistas do Reino Unido e da Irlanda para conhecerem o bioma considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta: o Pantanal. A press trip pelos destinos e atrativos do Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco ocorre entre os dias 18 e 22 de novembro e também conta com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a press trip com os comunicadores europeus irá ampliar, ainda mais, o olhar do turista internacional para o Pantanal. “Temos no Pantanal um destino único e diverso. Além da sustentabilidade, o turista internacional encontra ecoturismo, flora, fauna, gastronomia e cultura únicos. Promover internacionalmente o Pantanal no mercado do Reino Unido, por meio da imprensa especializada, demonstra o posicionamento do Brasil em apoiar as comunidades da região, ampliar a geração de renda e o aumento de turistas estrangeiros”, pontuou.
Segundo o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, essa ação também é fruto do trabalho de fortalecimento do turismo de Mato Grosso do Sul no mercado europeu. “Conversei com dois desses jornalistas durante a WTM Londres e eles estavam com a expectativa bem alta para a presstrip. Então, é gratificante poder receber esses veículos e divulgar especialmente o Pantanal que está numa fase de recuperação após os incêndios florestais. Estamos trabalhando e apoiando o desenvolvimento de produtos que foquem no turismo regenerativo e que é uma característica do Pantanal, portanto precisamos comunicar melhor o quão importante é esse bioma e também que todos somos responsáveis pela conservação do Patrimônio Natural da Humanidade. Tenho certeza que eles vão voltar com uma impressão positiva do trabalho que tem sido feito, especialmente por propriedades como a Caiman que historicamente faz um trabalho muito importante de conservação, como o apoio a projetos como o Onçafari e o Arara Azul. Acredito que eles terão uma visão muito boa de como é o trabalho do turismo em Mato Grosso do Sul”, salienta Wendling.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destaca a relevância da press trip para promover a consciência ambiental e o turismo na região. “O Pantanal é único no planeta, destaca-se pelas belezas naturais e 65% dele está em Mato Grosso do Sul. Possibilitar que os jornalistas tenham acesso às experiências e conheçam a cultura local é também mostrar para o mundo a riqueza desse bioma e a importância do cuidado com o meio ambiente. Além de promover o turismo na região, algo que fortalece os negócios locais e contribui para a geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades pantaneiras”, destacou.
Durante cinco dias, os jornalistas irão fazer passeios pela Caiman Pantanal, um refúgio ecológico de 53 mil hectares que abriga centros de pesquisa, como o projeto Arara Azul, além de possibilitar experiências como Safari e Onçafari. Além disso, os comunicadores experimentam atividades de canoagem e focagem noturna – observação dos animais à noite quando saem para se alimentar. O grupo também irá visitar Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, localizado em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
O Pantanal, em Mato Grosso do Sul, é um dos destinos brasileiros que proporciona ao turista experiências ao ar livre, diversidade na gastronomia, fauna e flora, além de ecoturismo e atividades esportivas – fatores que costumam atrair os visitantes internacionais.
Segundo o Portal de Dados da Embratur, de janeiro a setembro deste ano, o estado recebeu 51.173 estrangeiros. Em 2023, entraram pelas fronteiras do Mato Grosso do Sul 70.277 turistas. Entre os dois primeiros semestres de 2023 e 2024, houve um aumento de 18,6% na entrada de visitantes internacionais. O Mato Grosso do Sul recebeu turistas principalmente de Portugal, Inglaterra e EUA no primeiro semestre deste ano, destacando-se os aeroportos de São Paulo (91,9%), Brasília (2,3%) e Rio de Janeiro (1,5%) como portões de entrada.