Negócio na alimentação fora do lar é a principal aposta de quem empreende nas favelas

No último dia 4 de novembro, foi comemorado o Dia da Favela, data importante para reafirmar a relevância desses territórios na história, na cultura e na identidade brasileira.

Segundo dados do último Censo realizado pelo IBGE, existem 12,4 mil favelas no Brasil – e nelas há pessoas que empreendem, trabalham ou consomem em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, marmitarias e outros estabelecimentos da alimentação fora do lar.

Com a missão de representar e desenvolver este setor, a Abrasel passou a atuar, de forma mais estruturada, nestes territórios.

Hoje já são cinco núcleos Abrasel em diferentes favelas brasileiras, que buscam apoiar a jornada de crescimento desses negócios – o que, consequentemente, também contribui para o desenvolvimento de um lugar melhor para se viver.

Os núcleos da Abrasel estão em Vergel do Lago (Maceió/AL), Aglomerado da Serra (Belo Horizonte/MG), Bairro da Paz (Salvador/BA), Vila Torres (Curitiba/PR) e Campo Limpo (São Paulo/SP).

O empreendedorismo tem se tornado cada vez mais uma oportunidade para 16,4 milhões de brasileiros que vivem em favelas, segundo o Censo de 2022.

Uma pesquisa do Data Favela mostra que 5,2 milhões de pessoas que moram nesses territórios já são empreendedores e sete em cada dez pretendem abrir um negócio dentro da favela, sendo que os estabelecimentos da alimentação fora do lar aparecem como a principal alternativa, respondendo por 15% do total de negócios nesses territórios.

Além do desafio de abrir um negócio, outras dificuldades estão envolvidas, algumas próprias das condições em que esses estabelecimentos estão inseridos. Por exemplo, apesar do número expressivo de negócios nas favelas, apenas 37% dos empreendimentos são formalizados e possuem um CNPJ.

Com a ideia de apoiar esses negócios em suas jornadas de crescimento, o líder de parcerias com as favelas da Abrasel, Cris do Morro, comenta: “Buscamos encurtar o caminho, quebrar esse muro entre os empreendedores da favela e os de fora dela”.

“Os núcleos têm um papel fundamental nisso, de mapear as demandas, os desafios e as oportunidades para que possamos ajudar esses negócios a prosperarem. O plano é construir essa solução de mãos dadas”, completa Cris.

Em um dos núcleos da Abrasel, no Bairro da Paz (Salvador/BA), uma das soluções oferecidas pela Abrasel é a parceria com consultorias especializadas. Para Jair do Carmo, coordenador do núcleo e dono da Planeta Pizza, a qualificação é essencial para que esses empreendedores estruturem ainda mais seus negócios.

“A educação é a base, temos associados estudando contabilidade, atributos fiscais (…) é um trabalho bem completo. É essencial ter esses empreendedores compreendendo que o negócio deles tem um outro lado mais analítico”, comenta.

A partir desses projetos, os estabelecimentos de alimentação fora do lar dentro das favelas têm se fortalecido a partir de suas próprias realidades. As dificuldades próprias são analisadas de perto para que sejam construídas parcerias estratégicas, de forma que esses negócios sejam protagonistas.