O projeto “Resquícios do Tempo: Redescobrindo Campo Grande” está com inscrições abertas para um curso online destinado a professores e arte-educadores das escolas públicas da rede municipal. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho (quinta-feira) e devem ser realizadas por meio do Google Forms. A atividade é gratuita e vem como oportunidade única de aprofundamento no conhecimento sobre a história, memória e arquitetura de Campo Grande.
A oficina “Resquícios do Tempo” foi elaborada para proporcionar uma visão abrangente e enriquecedora sobre o patrimônio histórico da Capital, e será conduzida pela artista Sara Welter, conhecida como Syunoi.
As vagas são limitadas e o curso será realizado pela plataforma Google Meet. “O projeto foi estruturado para conscientizar a sociedade sobre a história e o patrimônio da cidade através de uma cartilha ilustrativa em formato de fanzine. A cartilha conta com textos que remontam a história de 10 locais históricos, e alguns exemplares foram impressos em braile para atender pessoas com deficiência visual”, conta.
Com duração de 1h30, os participantes do curso terão acesso aos seguintes conteúdos: Apresentação e conteúdo da cartilha Resquícios do Tempo – contando a história de 10 lugares históricos de Campo Grande; Processo de criação e produção da cartilha – métodos e estratégias; Aplicação em sala de aula – formas práticas para envolver os alunos no estudo da história local e a Importância de ensinar história local e patrimônio histórico – especialmente nas escolas municipais e públicas.
Idealizadora do projeto, Syunoi afirma que “a oficina oferece uma oportunidade de expandir o olhar sobre a história campo-grandense. Será o local para os professores e arte-educadores terem esse contato para conhecer sobre o processo de criação dos desenhos, além de possibilitar formas práticas para envolver os alunos sobre o conteúdo dentro da sala de aula”.
O projeto já promoveu três oficinas em escolas públicas e duas palestras para educadores e alunos com deficiência na Instituição Juliano Varela. Agora, com o curso online, espera-se ampliar o alcance e a conscientização sobre a importância da preservação da memória e identidade de Campo Grande.
Sobre o Projeto
A ideia para o “Resquícios do Tempo: Redescobrindo Campo Grande” surgiu de um projeto pessoal de Syunoi realizado em 2021, que retratou prédios históricos de Campo Grande através de uma série de desenhos. A obra foi selecionada para exposição no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul) durante o 2º Festival Campão Cultural, inspirando a criação da cartilha para democratizar o acesso a essas informações históricas.
A cartilha tem 16 páginas e fornece informações detalhadas sobre locais históricos como o Edifício José Abrão, Casa Glória, Casarão, Primeira Escola, Igreja São Benedito, Morada dos Baís, Aldeia Marçal de Souza, Árvores Centenárias, Rotunda Ferroviária e Hotel Gaspar.
Syunoi argumenta que “o objetivo é que a cartilha sirva de material de estudos em escolas, guia de consulta para estudantes universitários de cursos como arquitetura, e até mesmo a população local ou turistas interessados que queiram conhecer mais sobre a história da cidade. A versão digital pode ser acessada gratuitamente, basta solicitar através das minhas redes sociais.”
O projeto Resquícios do Tempo: Redescobrindo Campo Grande conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, do MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, via edital municipal da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, instituição vinculada à Prefeitura de Campo Grande.
Para mais informações e inscrições, acesse o link do Google Forms ou entre em contato pelas redes sociais da artista (@Syunoi).
Serviço:
Projeto Resquícios do Tempo – curso online gratuito para professores e arte-educadores na plataforma Google Meet – inscrições até o dia 25 de junho (quinta-feira). A data da oficina a definir.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhPv2AlhRenAYInTxs-maVo26L28YDEcgolR1b6uITLQIjLA/viewform