Professores e técnicos-administrativos que integram o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul da UFMS participaram entre 5 e 7 de julho da quarta edição do programa MS em Ação: Segurança e Cidadania. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pela Secretaria de Estado da Cidadania (Sec), promove atendimentos de serviços essenciais a populações que vivem em localidades vulneráveis ou de difícil acesso.
A ação foi realizada na Escola Municipal Indígena Polo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na aldeia Cachoeirinha no município de Miranda. Foram atendidos mais de cinco mil indígenas da comunidade local e das comunidades Argola; Babaçu; Boa Esperança; Lagoinha; Lalima; Mãe Terra; Moreira; Morrinho; Passarinho; Kinikinau; Kay Koe e Nossa Senhora de Fátima.
Os participantes tiveram consultas médicas com clínicos gerais, especialistas e dentistas; atendimento na Defensoria Pública; puderam solicitar a emissão de documentos pessoais como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho; benefícios junto ao Instituto Nacional de Seguro Social, casamentos e divórcios; entre outras atividades. Participaram também de palestras, oficinas e cursos, entre eles a Trilha para o Protagonismo Jovem, promovida pelo programa de extensão da Universidade, Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude da Secretaria de Estado de Cidadania de MS.
“A trilha proporcionou aos jovens indígenas de Miranda a oportunidade de explorar três áreas fundamentais: Universidades, Empreendedorismo e Participação Social, disponibilizando informações com objetivo de fortalecer o senso crítico e a autonomia dos jovens. Participaram professores e servidores técnicos-administrativos da UFMS, assim como o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude Jessé Cruz, reforçando a importância da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, bem como o papel da UFMS como agente de promoção da cidadania em nosso Estado”, informou o coordenador do Observatório, Samuel Leite de Oliveira.
O subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, expressou o contentamento com a parceria. “Especificamente falando do programa MS em Ação, foi muito relevante essa parceria porque acreditamos fielmente que o jovem precisa ter acesso, experienciar e vivenciar oportunidades e possibilidades. Ali foi um ambiente muito propício para que eles pudessem vislumbrar isso, tanto na perspectiva do empreendedorismo, na perspectiva do voluntariado e da participação social, como também do acesso e permanência nas universidades”, disse.
O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul foi criado em 2024 na UFMS, com o objetivo de promover e realizar pesquisas e ações que visam contribuir para a inovação em políticas públicas na área de cidadania. É um espaço de diálogo entre a comunidade acadêmica, a população e os órgãos públicos, tendo como intuito fortalecer a percepção da cidadania por meio de estudos e levantamento de dados. Mais informações podem ser obtidas na página do programa.