Até nesta segunda-feira, dia 24 de junho, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) irá receber as inscrições para a 12ª edição do prêmio. A iniciativa, que tem o apoio da Embratur, irá selecionar os 10 melhores projetos que atuem em práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional. O prêmio tem como foco o tripé social, ambiental e econômico, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nesta edição, serão reconhecidas 10 iniciativas em duas categorias: Gestão/Governança – com ações voltadas para a gestão ou governança sustentável de uma empresa, entidade ou destino turístico; e Experiência/Produto – com ações voltadas para a construção ou aprimoramento de experiências ou vivências turísticas de sustentabilidade.
A Embratur, que também participa na condição de jurada, irá avaliar as iniciativas com base em abrangência, replicabilidade, relevância, inovação, coerência, extensão do impacto e contribuição com a mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o prêmio da Braztoa reforça a importância do turismo sustentável, que além de gerar ganhos ao patrimônio natural, incentiva a geração de emprego e renda em comunidades dos destinos e próximas a eles. Segundo Freixo, a Agência está alinhada com o Governo Federal no fortalecimento de ações de sustentabilidade.
“Estamos acelerando o desenvolvimento de nossa oferta turística para que seja cada vez mais sustentável, e esse diálogo internacional por melhores práticas é fundamental nesse processo. O turista internacional tem aumentado seu engajamento com o consumo que faz, preferindo destinos e produtos que geram impacto positivo na natureza e nas comunidades que visitam, e atrair esse perfil de turista nos ajuda a construir um Brasil melhor”, ressaltou o presidente da Embratur.
Quem pode participar?
Podem se inscrever no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024: Agências de Viagens; Meios de Hospedagem e de Transporte; Locadoras de Veículos; Parceiros Institucionais, como Fundações, Associações e Organizações da Sociedade Civil, bem como as Instituições Governamentais. Ambas as categorias são abertas a todo o setor de turismo, além de contar com uma categoria exclusiva para as Operadoras associadas à Braztoa.
A presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, falou sobre a importância de valorizar iniciativas que contribuam para um turismo mais sustentável. “A cada ano, renovamos nosso compromisso inabalável com um turismo responsável e sustentável, e em reconhecer e celebrar as iniciativas que refletem e promovem a sustentabilidade. Não é apenas uma competição, mas sim um mecanismo para destacar e inspirar as boas práticas do turismo brasileiro”, afirmou.
Os participantes do prêmio também serão analisados, em todas as etapas do processo seletivo, quanto ao alinhamento com os valores da Braztoa: ética e transparência; comprometimento e responsabilidade; colaboração e parceria; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência; e sustentabilidade sistêmica. O processo seletivo será objetivo e simplificado, com três fases, incluindo um pitch day na fase final.
Foto: Prefeitura de Bonito (MS)