O Município de Interesse Turístico – MIT, Mairiporã, no sopé da Cantareira, está entre as 100 cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do País. O nome Mairiporã foi sugerido pelo jornalista e poeta J. G. de Araújo Jorge e, em tupi-guarani, significa “cidade bonita”, daí o município ser conhecido como “Aldeia Pitoresca”. A presença da Serra da Cantareira garante roteiros para visitantes que procuram recantos tranquilos junto à natureza.
A partir de agora, a atividade turística local será fomentada com a criação do Mirante da Praça Pôr do Sol, com uma área aproximadamente de 250m2 de deck que possibilitará paradas para fotos e contemplação da bela vista do pôr do sol na Represa Paulo de Paiva Castro. A obra foi inaugurada em maio com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, Dadetur, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), no valor de R$ 375.791,46 de responsabilidade do Estado.
A obra consiste na criação de um mirante que contará com plataforma elevada com guarda corpo, piso, pintura, iluminação, passeios, mobiliário e paisagismo, com certeza um dos mais novos atrativos turísticos da cidade. Entre os vários equipamentos turísticos que o visitante pode encontrar em Mairiporã, a Pedreira Dib, onde aventureiros se arriscam no rapel; o Parque Linear com pista pump track para esportes radicais como skate, bike, patins e patinetes, além de ciclovia, playground, academia ao ar livre, bosque e pista de caminhada.
“Famosa por suas trilhas na Serra da Cantareira, é uma cidade com grande quantidade de pousadas e hotéis (alguns, inclusive, de luxo) para hospedagem, sendo também dedicada ao Turismo Rural (com chácaras e sítios). Seu centro urbano é repleto de lojas, bares e restaurantes, gerando opções de lazer e compra para quem a visita”, revela Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. O município tem 93.617 habitantes e está distante a 39 km distante da capital.