O processo de ampliação da conectividade aérea do Brasil com outros países acaba de registrar mais um avanço. Nesta quinta-feira (16.05), a empresa Air France anunciou a operação de uma rota direta entre Paris (França) e Salvador (BA), a partir de 28 de outubro deste ano. As viagens serão realizadas três vezes por semana, às segundas, quintas-feiras e aos sábados.
A aeronave utilizada será um modelo Airbus 350, com capacidade para um total de 324 passageiros, e os bilhetes já podem ser adquiridos pelos interessados no site da companhia ou por meio de agentes de viagem.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o anúncio e apontou esforços do Governo Federal no sentido de reforçar a ligação aérea do país junto a outras nações. “Temos atuado fortemente, por orientação do presidente da República, não só para melhorar a nossa promoção internacional do Brasil, mas também para ampliar a nossa conexão aérea. Esse voo da Air France permitirá que mais turistas estrangeiros visitem a Bahia e o Nordeste”, comentou Sabino.
Para atrair mais voos internacionais ao Brasil, foi lançado neste ano o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério do Turismo, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur, que atuam em dois eixos: a ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e a melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.
Dando início ao primeiro eixo, foi publicado edital de chamamento público, em caráter piloto, para incentivar companhias aéreas brasileiras e estrangeiras a implantarem novos voos regulares rumo a destinos turísticos do Brasil. As empresas selecionadas receberão incentivos financeiros para realizar a promoção de localidades nacionais no exterior, incentivando visitas ao país.
CHEGADAS – O reforço da conectividade aérea favorece a chegada de turistas internacionais. No primeiro quadrimestre de 2024, o número de visitantes no país superou em 7,4% a quantidade registrada no mesmo período do ano passado, atingindo 2,92 milhões de turistas. Esse foi o terceiro melhor quadrimestre da história, atrás apenas de 2018 (3,10 milhões) e 2017 (2,99 milhões).
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. No período, a França ocupou o sexto lugar entre as nações que mais enviaram visitantes ao Brasil, totalizando 84,4 mil turistas, resultado este que representa uma alta de 25,5% em relação ao mesmo quadrimestre de 2023.