O turismólogo Luciano Guimarães Soares, representando a Secretaria de Estado de Turismo de Goiás, realizou recentemente uma visita aos principais pontos turísticos da região dos Campos Gerais e em Ponta Grossa. A visita teve como objetivo fortalecer o intercâmbio turístico entre os estados de Goiás e Paraná e promover a troca de experiências e conhecimentos sobre o setor.
Luciano foi convidado pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná para proferir uma palestra na região turística de Vales do Iguaçu. Durante sua estadia, ele organizou atividades em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (ADETUR), buscando estreitar laços e entender melhor a composição regional dos Campos Gerais.
Um dos atrativos visitados foi o Parque Estadual de Vila Velha, recentemente concessionado. Luciano destacou a importância de acompanhar o desenvolvimento do parque após a concessão e como essa experiência pode ser aplicada em Goiás, estado conhecido por sua rica natureza e forte ecoturismo.
“Eu que já estive no parque há uns 20 anos atrás e agora voltando para ver como que está depois da concessão, esse que é o primeiro parque estadual do estado do Paraná. Acompanhando o tempo todo com a executiva, a gente acaba levando essas situações, já que o nosso estado de Goiás é um estado com muita natureza, um ecoturismo e turismo de aventura muito forte”, comentou Luciano.
“Acho que foi muito proveitoso, eu levo pra Goiás grandes ensinamentos, oportunidades da gente aprender, ver como que as coisas estão acontecendo aqui no Paraná, via estado, via região turística, pra gente aproveitar o que tem de melhor, então esse network, essa rede de relacionamentos que a gente faz, esse olhar a gente leva pras nossas reuniões lá pra fortalecer as IGR’s goianas”, completa.
Durante sua visita, Luciano também teve a oportunidade de conhecer a antiga estação ferroviária de Ponta Grossa e destacou a economia pujante da cidade. “Uma cidade bem estruturada, bastante progresso, é muito importante porque a gente vê o turismo de fato fazendo com que a economia circule entre os pequenos”, disse. Ele enfatizou a importância do turismo para impulsionar a economia local, valorizando produtos regionais como artesanatos e produtos agrícolas.
“Agora sim, eu acho que Goiás e Paraná têm muito a ver. São dois estados progressistas, que disputam os primeiros lugares em diversas áreas, incluindo a atividade turística. Essa competição é saudável e mostra o potencial que ambos os estados têm a oferecer”, afirmou Luciano.
Luciano ressaltou a diversidade e riqueza turística dos dois estados, mencionando a “Praia do Cerrado” em Goiás, representada pelas águas quentes de Caldas Novas e Rio Quente, e a “Praia do Rio Araguaia”, onde milhares de turistas acampam todos os anos.