Divinolândia inaugura Monumento ao Ciclista com recursos do Governo de SP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP) inaugurou o Monumento ao Ciclista de Mountain Bike. Os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). 

Feita em aço inoxidável e instalada em base de concreto armado, o monumento conta com pavimentação de passeios (tipos piso-grama e bloquetes intertravados), iluminação em LED e paisagismo. O investimento foi de R$ 330.825,71. 

Com 11.158 habitantes e distante 262 km da Capital, o Município de Interesse Turístico de Divinolândia, localizado na Serra da Mantiqueira, já foi apenas um pequeno rancho em 1850, às margens do Rio do Peixe, onde tropeiros se instalavam. Hoje, este destino vem buscando se destacar no turismo, com um clima ameno durante o ano todo e belas paisagens e seus principais pontos turísticos são seus atrativos naturais. 

Ao lado da principal fonte de renda do município que passa pela agricultura, especialmente voltada ao cultivo de batata e café, este MIT possui diversos atrativos naturais que se destacam com sua beleza e altitude, como é o exemplo do Morro do Pontal, um local com 1240 metros de altitude, sendo mirante para diversas paisagens, incluindo o Rio Pardo. Outro ponto que se destaca pela altitude é o Morro do Canelá, com 1493 metros, no Bairro Campo Redondo, distante 11 km da cidade, local muito procurado pelos praticantes de mountain bike. Há também o Morro da Torre, a 1380 metros acima do nível do mar, onde se pode observar além do próprio município, outros municípios vizinhos.  

Desde 2019, a cidade conta com o Circuito de Cicloturismo “Serras e Capelas”, com quatro rotas que destacam atrativos turísticos como a Igreja Ecológica de São Francisco, Capela do Pontal, Canelá e Cachoeira Marcílio Grespan. “Divinolândia vem fomentando seus cenários turísticos, tanto na área religiosa, como de aventura, tendo trilhas para caminhadas, cicloturismo, cavalgadas, paisagens exuberantes, cachoeiras, off road e igrejas, além de uma gastronomia diferenciada, com o pão de queijo doce, considerado o produto típico do município”, comenta Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.