WTM Latin America: Governo de SP realiza 128 parcerias em feira de turismo

Unir os parceiros do turismo e gerar novos negócios. Com este objetivo, o estande do Governo de São Paulo na WTM Latin America, maior feira internacional de turismo da América Latina, realizou 4.937 atendimentos com potencial de gerar mais de mil novos negócios nas próximas semanas, além das 128 parcerias já firmadas durante o próprio evento, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP). 

A Secretaria esteve presente na WTM promovendo 25 regiões turísticas, parques estaduais abertos ao público e roteiros de trens pelo Estado. Também realizou aulas de gastronomia com chefs de cozinha, divulgando a gastronomia regional, apresentações musicais típicas e experiências de realidade aumentada. “São resultados muito positivos para toda a nossa cadeia, que ajudam o setor a evoluir progressivamente”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.  

Representantes de Barretos ampliaram a parceria com a CVC e acertaram novos treinamentos com agentes de viagem para promover o Barretos Country Park Resort. Os municípios que mais registraram demandas foram Florínea, Campinas e Paraibuna, este último, promovendo os esportes náuticos e o turismo rural em passeios de um único dia, principal demanda para a região. 

A Secretaria ainda lançou uma publicação com roteiros de afroturismo; um guia turismo de raízes sobre a cultura italiana e a primeira assistente virtual inteligente para o turismo de SP, que interagiu com 257 usuários. Com recursos de áudio, texto e vídeo, estabeleceu conexões com o público, proporcionando uma experiência rica de significados, em português, inglês, espanhol, francês e alemão.

 “A WTM é uma grande vitrine para um estado como São Paulo, em que o turismo já representa 9,3% do PIB do estado, gerando desenvolvimento sustentável e empregos para o litoral, interior e capital”, afirma Lucena. No último ano, a WTM, principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, atraiu mais de 27 mil visitantes e 623 expositores de 40 países. Segundo a organização do evento, os números deste ano devem superar os de 2023. 

 A Setur-SP também anunciou uma campanha com a operadora espanhola El Corte Inglês, com uma nova rota turística integrando São Paulo ao Litoral Norte; e uma página exclusiva sobre a Mata Atlântica, com destaque para o Vale do Ribeira, no portal da Unesco World Heritage. A Secretaria ainda divulgou os resultados do maior programa de crédito turístico do país, o Creditur SP, além de novas rotas aéreas com a retomada dos voos de São José dos Campos. 

 A estação gastronômica do Metrô SP teve apoio do café Girondino e do Mercadão –  e serviu mais de oito mil cafés e produtos locais. Tivemos também serviço de água da Sabesp como mais de 2.500 pessoas atendidas. As aulas com as chefs de cozinha Gabi Rodrigues, de Eldorado; Marcelo Figueiredo, de Mococa; Lucimar Lopes, de Murutinga do Sul; Eudes Assis, de São Sebastião; Adriana Veroneze, de Dumont e Silvana, de Ilha Comprida atraíram mais de mil visitantes da feira, servindo 900 porções servidas.