O Laboratório de Letramento Acadêmico e Criativo do Câmpus do Pantanal (CPan) está com as vagas abertas para estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e para a comunidade externa que precisam de apoio na construção de textos científicos nas línguas espanhola, inglesa e portuguesa, além de consultoria e assessoria para a realização de intercâmbios internacionais. Os atendimentos são on-line e o projeto oferece auxílio em nível linguístico do básico ao avançado de forma gratuita.
O coordenador do Laboratório, Carlos Eduardo de Araújo Plácido, ressalta que o laboratório foi criado em 2020 para estimular a criatividade dos estudantes de graduação e pós-graduação e a escrita em espanhol, português e inglês, e desde então mais de mil participantes foram atendidos. Os tutores auxiliam na escrita dos Trabalhos de Conclusão de Curso, na redação de anteprojetos de pesquisa de mestrado e na elaboração de dissertações e teses.
“O desenvolvimento da criatividade não alberga apenas ao desenvolvimento do imaginativo ficcional, mas também os vários aspectos, conhecimentos e níveis relacionados ao ato de criar, compor, elaborar e redigir. Popularmente, o conceito de criatividade está enraizado ao fantasioso, irreal e lúdico. Entretanto, a habilidade de criar algo vai além da compreensão do popular. De fato, a criatividade abarca tais conceitos, mas seu abarcamento ainda engloba o provimento do novo, do original e do valioso em suas mais variadas facetas multissemióticas”, explica o coordenador.
Entre os atendimentos disponíveis ao público, estão assessorar na pesquisa, seleção e processo seletivo das vagas acerca da realização dos intercâmbios internacionais por meio do auxílio na elaboração das cartas motivacionais e na ministração de cursos de preparação para a certificação internacional de proficiência em língua estrangeira; criar e solidificar redes sociais científicas entre docentes e discentes nacionais e internacionais para o aprimoramento do letramento acadêmico e criativo; e promover consultorias de escrita acadêmica e criativa aos docentes, discentes, técnicos, professores das redes públicas sul-mato-grossenses, junta ou separadamente com seus alunos.
Atualmente, mais de 20 profissionais estão envolvidos diretamente, incluindo o professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Elton Luiz Aliandro Furlanetto, que atua como um dos supervisores da ação. “É uma importância fundamental de ter um lugar específico para procurar ajuda na criação de textos acadêmicos variados. O discurso acadêmico é regido por muitas normas próprias e nem sempre as pessoas as conhecem. E não digo apenas normas de formatação, a temida ABNT, mas normas argumentativas, normas organizacionais. O laboratório vem na direção de salientar esses aspectos e melhorá-los nas escritas”, aponta.
A egressa do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Câmpus de Três Lagoas, Millena Paula do Espírito Santo, recebeu apoio ainda durante a graduação. “Pensava em desistir, mas recebi ajuda do grupo. Obtive orientações para melhorar a minha pronúncia e escrita em inglês, e concluí meu TCC”, ressalta.
Já o mestrando em Letras, Antônio Jorge Pinho de Mattos, explica que conseguiu amadurecer as suas ideias iniciais sobre a sua própria escrita em língua portuguesa e com o apoio dos tutores da ação, formulou o anteprojeto de mestrado, que ficou em segundo lugar, dentre os mais de 80 candidatos. “Com esses encontros on-line, me senti mais confiante para participar do processo seletivo com um todo, da prova de conteúdo até as defesas e entrevistas.”
Para entrar em contato com a equipe do projeto, basta solicitar um horário de atendimento pelo e-mail: lalaecufms@gmail.com. Cada atendimento tem duração de 30 minutos e são realizados durante todo ano, seguindo o calendário de aulas da Universidade.