Aberta a chamada de trabalhos para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) iniciou a chamada de trabalhos para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, tradicional encontro em que pesquisadores e estudantes de Jornalismo apresentam estudos recentes da área. O evento integra a programação do 19º Congresso da Abraji, que ocorrerá na ESPM, em São Paulo, de 11 a 14 de julho de 2024. O edital selecionará nove trabalhos: três artigos de mestres(as) ou doutores(as); três artigos de graduados(as) ou estudantes de graduação; e três trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

No caso dos TCCs, serão aceitos trabalhos apenas na categoria produto jornalístico – livro-reportagem, podcast ou qualquer outro formato, desde que seja sobre os temas definidos no edital.

Após ganhar uma nova plataforma em 2023, a novidade deste ano é a identidade visual do Seminário de Pesquisa. De cara nova, o evento busca repetir em 2024 os benefícios oferecidos na edição anterior.

Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos selecionados se encontrarão presencialmente em São Paulo, para apresentação dos artigos e TCCs. A Abraji cobrirá as despesas de hospedagem e transporte (terrestre ou aéreo), desde que em território nacional, de um(a) integrante de cada trabalho escolhido. Todos(as) os(as) autores(as) terão acesso gratuito ao 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e ao 6º Domingo de Dados.

Importante: Não deixe de conferir as informações completas abaixo para entender critérios e custos cobertos pela Abraji.


XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo


Estudos inéditos

Requisitos

  • Os artigos científicos completos, com no mínimo 20 mil caracteres e no máximo 40 mil caracteres (incluindo espaços), devem estar relacionados ao jornalismo investigativo. Os trabalhos devem envolver os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Assédio judicial a jornalistas e à imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Desinformação e jornalismo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.
  • Os estudos submetidos não devem ter sido apresentados em eventos acadêmicos anteriores, nem publicados em periódicos.
  • Somente mestres(as) e doutores(as) poderão submeter trabalhos. Pós-graduandos(as) deverão ser coautores(as) do artigo completo ao lado de um(a) mestre(a) ou doutor(a).
  • Cada autor(a) e coautor(a) poderá submeter apenas um único trabalho, seja como autor(a) ou coautor(a).
  • Os artigos devem ser submetidos em dois diferentes arquivos .PDF: um anonimizado, em que os nomes dos(as) autores(as) não devem aparecer na autoria ou em citações, que devem ser substituídas por “Autor, ano”; e um segundo arquivo não anônimo para publicação nos anais, caso o artigo seja aceito.
  • No caso da versão anonimizada, delete ou vede as seguintes informações do documento:
    • Dados dos(as) autores(as), como nomes, e-mails, filiações institucionais e número de pesquisador(a) (ORCID);
    • Informações sobre projetos, contratos, apoios e financiamento de pesquisas que permitam deduzir direta ou indiretamente a autoria;
    • Informações relacionadas com estudos anteriores que sejam ponto de partida da nova pesquisa – desde que os(as) autores(as) sejam os(as) mesmos(as);
    • Metadados. Os metadados dos documentos são etiquetas não visíveis que permitem obter informação semântica das propriedades de um arquivo. Eles podem incorporar informações de autorias, datas de modificação, comentários, revisões, versões, anotações e, em definitiva, informação pessoal que comprometeria o anonimato do documento.

Prazos e instruções

  • Os artigos deverão ser enviados por meio deste formulário on-line até 10 de abril de 2024.
  • O trabalho deve seguir este modelo.
  • Os artigos devem ser submetidos em formato estruturado, incluindo: Título, Resumo, Abstract, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusões, Palavras-chave, Notas de rodapé e Referências bibliográficas.
  • Resumo e Abstract devem ter, no máximo, 1000 caracteres cada. Os textos devem incluir título e resumo em inglês.
  • Os trabalhos serão submetidos à avaliação cega por um comitê de pareceristas ad-hoc. Serão selecionados três artigos científicos, e a divulgação do resultado acontecerá em 14 de maio de 2024.
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem trabalhos aprovados devem estar cientes de que a publicação dos estudos nos anais do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo está condicionada ao envio dos trabalhos no formato adequado e à apresentação dos mesmos no evento. 
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem artigos aprovados deverão confirmar a participação no evento até o dia 17 de maio de 2024.
  • Caso o trabalho tenha mais de uma pessoa responsável pela autoria ou coautoria, a equipe deverá indicar quem será o(a) representante que apresentará o artigo e terá direito a transporte e hospedagem.

Estudos produzidos na graduação

Requisitos

  • Os artigos completos, com no mínimo 10 mil caracteres e no máximo 20 mil caracteres (incluindo espaços), devem estar relacionados ao jornalismo investigativo. Os trabalhos devem envolver os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Assédio judicial a jornalistas e à imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Desinformação e jornalismo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.
  • Os estudos submetidos não têm a obrigatoriedade de serem inéditos, podendo ter sido apresentados em eventos acadêmicos anteriores e publicados em periódicos.
  • Graduados(as) e graduandos(as) que tenham produzido estudos sobre jornalismo investigativo, de 11 de fevereiro de 2023 até a data de publicação deste edital, podem submeter trabalhos nesta categoria. Nesse caso, graduados(as) e estudantes que tenham apresentado monografia ou artigo científico como trabalho de conclusão de curso podem submeter artigos produzidos a partir de seus TCCs aprovados.
  • Cada autor(a) e coautor(a) poderá submeter apenas um único trabalho, seja como autor(a) ou coautor(a).
  • Os artigos devem ser submetidos em dois diferentes arquivos .PDF: um anonimizado, em que os nomes dos(as) autores(as) não devem aparecer na autoria ou em citações, que devem ser substituídas por “Autor, ano”; e um segundo arquivo não anônimo para publicação nos anais, caso o artigo seja aceito.
  • No caso da versão anonimizada, se atente para deletar as seguintes informações do documento: 
    • Dados dos(as) autores(as), como nomes, e-mails, filiações institucionais e número de pesquisador(a) (ORCID);
    • Informações sobre projetos, contratos, apoios e financiamento de pesquisas que permitam deduzir direta ou indiretamente a autoria;
    • Informações relacionadas com estudos anteriores que sejam ponto de partida da nova pesquisa – desde que os(as) autores(as) sejam os(as) mesmos(as);
    • Metadados. Os metadados dos documentos são etiquetas não visíveis que permitem obter informação semântica das propriedades de um arquivo. Eles podem incorporar informações de autorias, datas de modificação, comentários, revisões, versões, anotações e, em definitiva, informação pessoal que comprometeria o anonimato do documento.

Prazos e instruções

  • Os artigos deverão ser enviados por meio deste formulário on-line até 10 de abril de 2024.
  • O trabalho deve seguir este modelo.
  • Os artigos devem ser submetidos em formato estruturado, incluindo: Título, Resumo, Abstract, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusões, Palavras-chave, Notas de rodapé e Referências bibliográficas.
  • Resumo e Abstract devem ter, no máximo, 1000 caracteres cada. Os textos devem incluir título e resumo em inglês.
  • Os trabalhos serão submetidos à avaliação cega por um comitê de pareceristas ad-hoc. Serão selecionados três artigos científicos, e a divulgação dos resultados acontecerá em 14 de maio de 2024.
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem trabalhos aprovados devem estar cientes de que a publicação dos estudos nos anais do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo está condicionada ao envio dos trabalhos no formato adequado e à apresentação dos mesmos no evento. 
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem artigos aprovados deverão confirmar a participação no evento até o dia 17 de maio de 2024.
  • Caso o trabalho tenha mais de uma pessoa responsável pela autoria ou coautoria, a equipe deverá indicar quem será o(a) representante que apresentará o artigo e terá direito a transporte e hospedagem.

Apresentação de TCCs

Requisitos

  • Os trabalhos de conclusão de curso, produzidos na graduação, devem ter sido apresentados à defesa em banca, junto às universidades em que foram concluídos, no período compreendido entre abril de 2023 e março de 2024.
  • Só serão aceitos trabalhos com carta assinada pelo(a) orientador(a) – seja timbrada pela universidade ou com a assinatura eletrônica do(a) orientador(a) – comprovando sua apresentação e aprovação (clique aqui para obter o modelo).
  • Serão avaliados produtos jornalísticos, como livro-reportagem, podcast, site ou outro formato, desde que sejam sobre os temas definidos abaixo. 
  • Os livros-reportagem deverão ter no mínimo 50 páginas. Programas de rádio e vídeos, mínimo de 15 minutos. Trabalhos de foto, mínimo de 30 imagens. No caso de publicações físicas, reportagens guiadas por dados deverão ter no mínimo sete páginas.
  • Nos casos de vídeo e fotografia, só serão aceitos trabalhos com autorizações de uso de imagem assinadas pelos(as) entrevistados(as);
  • Terão vantagem na seleção trabalhos produzidos com uso de fontes primárias (caso em que estudantes buscam dados em fontes originais) e trabalhos com uso de técnicas do Jornalismo Guiado por Dados, como bancos de dados.
  • Os trabalhos devem envolver os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Assédio judicial a jornalistas e à imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Desinformação e jornalismo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.

Prazos e inscrições

  • A inscrição deve ser feita por meio deste formulário on-line até 10 de abril de 2024.
  • Deverá ser indicado no formulário de inscrição o link para o produto jornalístico em site de compartilhamento de arquivos.
  • Livros-reportagem não diagramados deverão seguir este modelo.
  • Não é permitido enviar trabalhos para a Abraji em CD, DVD ou exemplar impresso.
  • O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de maio de 2024.
  • Serão selecionados três trabalhos.
  • As pessoas que tiverem seus trabalhos aprovados deverão confirmar a participação no evento até o dia 17 de maio de 2024.
  • Caso o trabalho tenha mais de uma pessoa responsável pela autoria ou coautoria, a equipe deverá indicar quem será o(a) representante que apresentará o artigo e terá direito a transporte e hospedagem.
Benefícios

Os(As) autores(as) selecionados(as) terão acesso gratuito ao 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (11 a 14 de julho de 2024), incluindo o 6º Domingo de Dados.

Os(As) autores(as) selecionados(as) que não residirem na cidade de São Paulo e forem indicados(as) como representantes de seus trabalhos terão as despesas com passagem e hospedagem custeadas pela Abraji. 

A Abraji arcará com o custo de apenas um(a) representante de cada trabalho. Caberá ao grupo de autores(as) decidir sobre quem viajará para São Paulo e encaminhar o nome da pessoa representante para a Abraji, por meio do email: cfp@abraji.org.br. Demais participantes que não puderem arcar com os custos da própria viagem para São Paulo têm a opção de participar de forma remota.

As passagens aéreas ou de ônibus (a depender da distância) serão emitidas em categoria econômica, apenas com direito à bagagem de mão. 

Uma vez confirmada a presença do(a) selecionado(a), a Abraji NÃO custeará multas por mudança de datas e horários.

Mais detalhes sobre a política de reembolso e de emissão de passagens e hospedagens pela Abraji serão informados diretamente às pessoas selecionadas.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para cfp@abraji.org.br

Fonte: Abraji