UFMS: oferece bolsas para estudantes estrangeiros dos cursos de graduação

studantes estrangeiros integrantes do Programa Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G) podem se candidatar para as bolsas do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). As inscrições estão abertas e seguem até o dia 3 de abril na página seleção.ufms.br.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, explica que a bolsa é necessária para garantir a permanência e a dedicação dos estudantes durante o período da graduação. “A importância da Bolsa Promisaes é criar condições para que o nosso estudante estrangeiro, que vem de outro país para estar aqui conosco, possa permanecer aqui. Ele tem gastos com moradia e alimentação [por exemplo]. Então é uma bolsa que cria as melhores condições para que esse estudante inicie e conclua o curso aqui”, afirma.

As bolsas são destinadas para estudantes do PEC-G em todos os câmpus e os selecionados receberão o auxílio financeiro até o mês de dezembro. Os recursos são do Governo Federal, como forma de ampliar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e demais países. 

O processo seletivo é voltado a estudantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica, portanto, os candidatos devem ter renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio nacional vigente e não participar de qualquer outra atividade remunerada. Os estudantes precisam acessar a página e anexar os documentos listados no edital.