Internet, voz de pequenos municípios e ouvidoria orgânica

* André B. Guimarães

Advogado e empresário em Nioaque

A era da internet e sua influência pelas redes sociais é um fato inquestionável. Tanto a política, os negócios e até mesmo a vida particular não escapam das visualizações e opiniões das pessoas conectadas. Prova disso, é o esforço das grandes mídias tradicionais em também se fazerem presente e atuantes no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outros.

Assistimos a grandes líderes políticos se utilizarem das redes sociais para uma comunicação direta com seu eleitorado, bem como as empresas com seus consumidores.

Ante toda essa visibilidade ricamente proporcionada pela comunicação na internet, menores municípios do interior não podem mais ser encarados como recantos esquecidos pelo progresso.

Gestor comprometido com a população deve (e tem) de usar as redes sociais para mostrar o que o Executivo está fazendo e quais as reais necessidades do município, sempre com ênfase nas pessoas, atento às críticas da população. As redes sociais tornaram democráticas às manifestações; qualquer cidadão ou cidadã pode, com um smartphone, filmar ou tirar foto de alguma situação e postar nas redes sociais. É uma grande ouvidoria orgânica.

Os vereadores, por sua vez, além de utilizar todos os meios de comunicação (jornais, jornais eletrônicos, emissoras de rádio e outros), devem dar uma especial atenção para as redes sociais, para não só divulgar quais leis estão elaborando, finalidades, mas, sobretudo, orientar as pessoas a saber cobrar seus direitos e expor opiniões.

As redes sociais devem servir ainda para que gestores e legisladores abram debates e busquem soluções para os problemas ou melhorar o que existe, sempre com a grandeza e a humildade de quem sabe e aceita ouvir críticas construtivas para melhorar a entrega do resultado.

Como administrador de uma empresa, além de promover a venda de produtos e criar uma boa interação com os clientes, muitas vezes aproveitei críticas enviadas via direct nas redes sociais da empresa para ajustar nossos procedimentos e entregar um atendimento mais satisfatório.

Além disso tudo, um bom trabalho na internet colabora, e muito, para divulgação dos pequenos municípios interioranos, os quais muitas vezes vão ficando esquecidos pela população de outras regiões, que, muitas vezes, sequer sabem da existência dessas cidades do mesmo Estado. Não é sempre que um ex-morador de um desses municípios se torna presidente da República e faz questão de sempre lembrar dele.

Portanto, a internet e suas diversas formas de comunicação de amplo alcance estão aí, basta que aqueles que estão à frente da administração pública saibam fazer bom uso delas, seja para uma comunicação eficaz com a população – razão da existência do Poder Público –, seja para divulgar as cidades interioranas, muitas tão ricas de histórias e características culturais, não deixando que caiam na insignificância, alheias ao progresso.