Nelsinho Trad é o senador sul-mato-grossense escolhido pelo Governo Japonês para divulgar a cultura e o país

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) foi convidado pelo Governo do Japão a cumprir uma missão diplomática de “embaixador de Mato Grosso do Sul para Nações”, que inclui o continente asiático. “Ganhei essa missão, que abraço com muito orgulho. Como senador de Mato Grosso do Sul, a terceira maior comunidade de descendentes japoneses no Brasil, e ligado aos grupos nipônicos, fui convidado pelo Governo Japonês a conhecer a cultura e a vida parlamentar no Japão”, comentou o senador Nelsinho Trad, que ficará uma semana no Japão. 


Anunciado em suas redes sociais logo após desembarcar no Japão, o comunicado do parlamentar deixou a comunidade nipônica de Mato Grosso do Sul satisfeita com a notícia. “É uma grande oportunidade de conhecer a cultura japonesa e mostrar muito a Okinawana em MS. Aqui há uma influência de Okinawa muito grande nos costumes. São eles: sobá, moai, danças.  O senador Nelsinho Trad vai mostrar sobre como está a cultura e a nossa comunidade a preserva. Mas, fortemente, pela cultura de Okinawa, porque a maioria dos descendentes aqui é da Ilha de Okinawa. Pessoal do Japão não tem noção da nossa força no Brasil e da nossa história. Eu diria que São Paulo é a capital do Japão no Brasil e Campo Grande a capital da Ilha de Okinawa no nosso país”, comentou o presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Marcel Asato.

Para o presidente da Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande, Nilson Aguena, a relação do senador Nelsinho Trad com o Governo Japonês vai favorecer diretamente Mato Grosso do Sul. “É muito importante este estreitamento com o Japão porque pode trazer muitos benefícios para nós aqui.  Precisamos de mais apoio do Governo Japonês em todas as áreas”, afirmou Nilson Aguena.