Iluminação promove diversidade de causas defendidas no Congresso

Você já notou que as cúpulas e as torres do Senado e da Câmara são iluminadas com cores e exibições de frases e imagens de temas relevantes para a sociedade, ao longo do ano? 

Com frequência, o Congresso Nacional adere a campanhas de conscientização de órgãos públicos, entidades especializadas e organizações e recebe luzes coloridas ou projeções de fotografias, vídeos e frases. São as #coresdocongresso e as #coresdosenado.

A ideia é chamar a atenção do cidadão para ações de saúde, como o Outubro Rosa; datas relevantes como a Independência do Brasil e o Dia dos Povos Indígenas; pautas de direitos humanos, defesa do meio ambiente e das minorias e outras causas sociais.

São esforços para mostrar o compromisso do Parlamento com a difusão da informação, com o engajamento pela obtenção e ampliação de direitos individuais e coletivos e pelo respeito à diversidade.

Mais que uma atração para os brasilienses e turistas pela beleza e emoção que causam, as cores são um exercício de cidadania e conscientização para a sociedade.

— Quando o Congresso se ilumina para efemérides e campanhas, presta um serviço aos cidadãos. Muitas vezes são eventos de apelo mundial e que surgiram a partir de conquistas sociais — observa Lucyana Vega, chefe da Assessoria de Qualidade de Atendimento e Logística, setor responsável pelas iluminações.

Os refletores estavam inoperantes desde os ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, mas foram reparados para as comemorações do Março Mulher. A primeira iluminação depois das invasões antidemocráticas foi roxa, pelo Dia Internacional da Mulher.


Dia da Mulher

Neste 8 de março, a cúpula do Senado foi iluminada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher ( Foto: Marcos Oliveira)

Doenças raras

Em 2020, o Congresso foi iluminado para o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado no último dia de fevereiro (Foto: Roberto Suguino/Agência Senado)

Síndrome de Dow

Cúpula do Senado iluminada em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Registro feito em 2022 (Roque de SDá)

Hemofilia

Iluminação em vermelho, em 2021, para marcar o Dia Internacional da Hemofilia, comemorado em 17 de abril (Roque de Sá)