Deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) manifestou, por meio de nota, seu repúdio aos atos de invasões coordenados pelo grupo da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). No dia 21 de fevereiro de 2023, o grupo invadiu nove fazendas produtivas no extremo oeste paulista, região vizinha do Estado de Mato Grosso do Sul.
“Tivemos quatro anos de tranquilidade no campo, com recordes nas regularizações fundiárias por todo o Brasil, não podemos permitir esse retrocesso”, afirmou o parlamentar.
Rodolfo lembrou também que o Partido dos Trabalhadores criou novamente um clima de insegurança. “A indicação de uma ativista do movimento dos sem terra para o comando do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) reforçou a tensão”, disse o deputado.
O parlamentar ressaltou a importância de debater e manter os avanços alcançados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e também lembrou da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a instalação de comissões de conflitos fundiários nos tribunais de justiça e tribunais federais de todo o país. “Externo preocupação diante deste contexto, pois este mecanismo pode atrasar ou até mesmo inviabilizar a reintegração do direito de propriedade aos produtores invadidos”, finalizou.